O
uso das novas tecnologias auxilia em muito o nosso trabalho como gestor, é
possível o envio de orientações por e-mail, sem precisar da presença física do
outro, por exemplo. Conseguimos organizar um grupo de docentes e funcionários e
com um único click disponibilizar materiais, informações, divulgar passeios,
eventos, entre outros.
O
mesmo ocorre com os nossos parceiros que podem dar devolutivas ou encaminhar as
suas dúvidas na frente de um computador, assim possibilitamos a troca de ideias
dos planos, trabalhos docentes, projetos, entre outras situações.
Coloco
sobre o uso do e-mail, pois é o recurso mais utilizado para propagar e circular
as informações que dispomos no momento em nossa Unidade Educacional.
É
claro que com o estudo do uso das novas tecnologias, há um leque bem maior de
possibilidades, como blogs, face book, sites, wikis, watsApp, msn, sms,entre
outros.
Observamos
que professores e alunos conseguem interagir por meio das redes sociais,
possibilitando que nós gestores também possamos nos articular nesta interação e
que avalio que é bastante proveitosa quando bem utilizada. É possível curtir
fotos, vídeos, mensagens, compartilhar os trabalhos, realizar comentários e
manter uma aproximação maior.
O
ano de 2014 foi um ano bastante movimentado em nossa Unidade Educacional e
podemos observar, visitando o perfil do face book da nossa escola, há várias
postagens de fotos, vídeos de trabalhos e atividades, vinhetas da nossa rádio,
reportagens do nosso jornal... E o interessante que há vários comentários
positivos em relação ao trabalho desenvolvido, inclusive de ex alunos e
funcionários, colocando o quanto era bom estudar, trabalhar nesta escola.
Hoje
é impossível imaginar a escola sem o uso do computador, organizamos as nossas
ideias, planejamos as nossas ações, por meio deste recurso. Exploramos o Power
Point, para apresentação de reuniões, exibimos fotos e vídeos para motivar o
grupo para uma nova ação, retomamos combinados, realizamos novos, visitamos e
revisitamos documentos, legislações, enfim é super explorado e necessário para
o trabalho do dia a dia.
Durante
o ano de 2014, a secretaria municipal de educação de São Paulo adotou o Sistema
de Gestão Pedagógica – SGP, que substituiu o diário impresso para o eletrônico.
O
SGP é um recurso tecnológico que potencializa o acompanhamento pedagógico dos
estudantes pelas famílias, professores, gestores das Unidades Educacionais
(UE), Diretorias Regionais de Educação (DRE) e da própria SME-SP, segundo o
Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Vem
em resposta à necessidade, há muito apresentada pelos professores, de um
sistema que dinamize a escrituração e documentação pedagógica. O SGP realiza a
migração de dados para campos distintos do documento, bem como a produção de
relatórios, atas, tarjetas e gráficos comparativos, atendendo assim, no final
do percurso, à proposta de fazer chegar às mãos de pais e responsáveis um
documento bimestral, consolidado com dados da progressão sistemática da aprendizagem
de seus filhos. Ainda apontado pelo manual que está disponibilizado no site da
Prefeitura Municipal de São Paulo. Porém trabalhar com o SGP foi um enorme
aprendizado por parte, dos gestores e professores.
Foram
observados muitos pontos que precisam ser melhorados, principalmente no que
tange ao acesso a internet e das máquinas ofertadas na própria escola.
Tablets
foram disponibilizadas e as máquinas da sala de informática, porém em certos
momentos foi difícil atender a todos os professores da U.E., principalmente
quando o sistema não carregava e atualizava os registros realizados.
Para
o grupo de docentes há muitas críticas que implicam no não uso do sistema para
o próximo ano, devido as perdas de registros e a não atualizações do trabalho
realizado.
Para
a equipe gestora, a avalição é boa, pois facilita o acesso e acompanhamento do
trabalho pedagógico que vem sendo realizado em sala de aula, é claro que isso
requer que os registros sejam diários e atualizados constantemente.
Foram
encontrados problemas desta natureza? Sim. Mas a nossa equipe já está elencando
ações mais específicas para acompanhar melhor estes pontos no ano de 2015. Para
os pais foi explicado como é o acesso ao boletim, também foi disponibilizado o
boletim impresso na reunião de pais.
De
acordo com o manual do SGP, a marca forte desse sistema está em desonerar
professores e gestores de parte do trabalho burocrático, inseri-los
efetivamente na cultura digital, sem perder em eficiência nos registros
referentes ao planejamento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Na
SME, a implantação do SGP será gradativa. Nesta primeira etapa, está previsto o
acesso ao sistema tanto pela WEB como pelo tablet, para um contingente de
aproximadamente 49.000 professores e 1.900 coordenadores pedagógicos do Ensino
Fundamental. Nas próximas etapas, a proposta é estender o atendimento para
Educação Infantil, EJA, Ensino Médio, EMEBS e toda a comunidade escolar da
RMESP. Dados do Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Referências
Bibliográficas:
Olá, Cláudia! Primeiramente, um excelente 2015 a você!
ResponderExcluirVisitei o seu blog e gostei muito.
Quanto ao artigo O Uso das Novas Tecnologias, concordo contigo no quanto o computador e a internet facilitam e dinamizam a gestão do trabalho escolar em todos os âmbitos: pedagógico, administrativo e financeiro.
Quanto ao SGP, na minha opinião faltou um maior planejamento por parte de SME em sua implementação. Primeiramente, deveriam ter implementado um projeto-piloto para avaliação, a fim de evitar tantos problemas e transtornos que tumultuaram o trabalho das escolas, principalmente o pedagógico.
Abraços!